Foto divulgação.

Fonte: Correio do Seridó.

Jovens de vários grupos e movimentos das paróquias de Caicó estiveram na manhã desta quinta-feira, no largo da Catedral de Sant’Ana, onde participaram da confecção dos tradicionais tapetes para a solenidade de Corpus Christi.

A missa será celebrada às 17 horas, na Igreja Matriz de São José e contará com a presença das paróquias de Caicó. A celebração será presidida pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos e terá a participação do Ministério de Música Ruah, da Igreja de São José.

Após a missa, os fiéis católicos saem procissão até a Catedral de Sant’Ana, onde haverá a bênção do Santíssimo Sacramento.

Para confeccionar os tapetes, os jovens utilizam vários tipos de materiais, como serragem colorida, areia, sal grosso, entre outros. Este ano, a confecção de tapetes trabalha o tema da Misericórdia e a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida.  O tapete de mais de 60 metros atraiu vários pessoas ao local com vários registros fotográficos.

Significado de Corpus Christi

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais.

A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

Origem do Corpus Christi
A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

Corpus Christi significa Corpo de Cristo. É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

A festa de Corpus Christi acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Leia mais notícias em blogseridonoar.com.br  siga nossas páginas no Facebook no Twitter no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube Você também pode enviar informações à Redação do Blog Seridó no Ar pelo WhatsApp (84) 9 9900-4075.

E-mail : [email protected]