O deputado estadual Hermano Morais (MDB) será o propositor da Sessão Solene na Assembleia Legislativa em homenagens aos 77 anos do Instituto Juvino Barreto e 25 anos da Associação das Voluntárias Assistenciais do Instituo Juvino Barreto (AVAJUB).  A solenidade está marcada para às 9h da próxima terça-feira (28), no Plenário da Assembleia Legislativa.

O Instituto Juvino Barreto completou 77 anos no mês passado e tem todo o seu funcionamento feito de forma filantrópica. Tudo o que foi construído até hoje foi feito exclusivamente através de doações, trabalho voluntário e apoio da sociedade. Atualmente, mais de 50 idosos residem no local, recebendo cuidados e tratamentos humanizados por meio de profissionais capacitados para lidar com o público idoso. Umas das últimas atividades desenvolvidas em prol da entidade foi a Mostra Elos, em que arquitetos planejaram mudanças no local visando a acessibilidade do espaço, visando atender as necessidades de locomoção de idosos e deficientes físicos.

Fundada em 25 de abril de 1994, A AVAJUB por sua vez tem a missão de cuidar e dar uma melhor qualidade de vida ao idoso do Juvino Barreto. Os voluntários da entidade desenvolvem e organizam atividades de recreação, bazares para adquirir recursos e realização de feijoadas esporádicas com o mesmo fim. A AVAJUB realiza festas de aniversariantes do mês, organiza passeios e comemorações de datas comoDia das Mães, Dias do Pais e outras datas.

Inserido no contexto de valorização desse público, o deputado foi autori de Projeto de Lei aprovado que Institui o Fundo Estadual da Pessoa Idosa, o FUNEPI. Este será destinado a financiar os programas e ações relativas à pessoa idosa, com vista a assegurar os seus direitos e criar condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. O FUNEPI tem por finalidade a captação, o gerenciamento e a aplicação de recursos financeiros, objetivando promover, manter e garantir a execução da política estadual de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa.