A Prefeitura de Parelhas vem reforçando as ações de prevenção as doenças transmitidas pelo Aedes aegyppti, por meio da distribuição de repelente para as gestantes e idosos.

Essa medida visa garantir mais uma proteção contra o mosquito transmissor da sídrome da zika congênita, dengue e chikungunya.

Para receber o repelente é necessário ir até o postinho do seu bairro, levando o cartão do sus. Como explica a enfermeira Renata Cristina:

“agora houve ampliação da entrega dos repelentes para todas as gestantes e idosos a partir de sessenta anos, a pessoa vai na sua unidade de saúde, leva o cartão do sus, fala com o responsável e recebe o repelente”.

Além do uso do repelente que é disponiblizado pelas Unidades Básicas de Saúde, a população pode se previnir fazendo uso de calças e camisas de mangas compridas, e se possível instalar mosquiteiro no quarto.

Outras medidas também podem ser tomadas para se previnir, como por exemplo: vedar a caixa d`água, cobrir e tampar tanque, tambor, pote ou filtro, armazenar garrafas vazias e baldes com a boca virada para baixo, preencher com areia os pratos dos vasos das plantas e não deixar água parada em pneus.

Repelentes entregues pela Prefeitura Municipal de Parelhas.