Manchas de óleo voltam a aparecer em praia do RN — Foto: Secretaria de Meio Ambiente/Nísia Floresta

Manchas de óleo voltaram a aparecer na região da Barra de Tabatinga, no município de Nísia Floresta, Litoral Sul potiguar. O material de origem ainda desconhecida foi achado na areia da praia, trazido pela maré, nesta terça-feira (15). O volume não foi estimado pelas autoridades.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do município, equipes foram enviadas para o local nesta quarta-feira (16) para fazer a limpeza da área. O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) afirmou que foi informado da situação pelo município.

O Rio Grande do Norte é o segundo estado a registrar retorno das manchas de óleo após a limpeza das praias. Nesta terça-feira (15), a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) de Sergipe informou que todas as 17 praias do litoral sergipano – uma soma de 197 quilômetros- atingidas pelas manchas de óleo em algum momento desde o dia 24 de setembro, apresentaram reincidência da substância após serem limpas.

Na última atualização de áreas atingidas pelo óleo, nesta terça-feira (15), o Ibama registrou presença de manchas de óleo na praia das Tartarugas, na Barra de Tabatinga. A primeira vez em que óleo foi avistado na região foi no dia 10 de setembro, mas a área tinha passado por limpeza.

Manchas voltaram a aparecer na Praia de Tabatinga, no RN — Foto: Ibama
Manchas voltaram a aparecer na Praia de Tabatinga, no RN — Foto: Ibama

Um comando unificado instituído pelo governo do estado tem reunião marcada para esta quinta-feira (17), para deliberar sobre a situação do estado. Na última segunda-feira (14), o Idema considerou que não havia necessidade de decretar estado de emergência, a exemplo de outros estados, e afirmou que a situação estava controlada.

Até agora, o estado não apontou solução para a destinação do óleo recolhido pelas prefeituras. Os municípios afirmam que não têm condições de contratar empresas especializadas para descartar o material.

Manchas de óleo voltaram a aparecer em Barra de Tabatinga, no litoral sul potiguar — Foto: Prefeitura de Nísia Floresta
Manchas de óleo voltaram a aparecer em Barra de Tabatinga, no litoral sul potiguar — Foto: Prefeitura de Nísia Floresta