Deputado Hermano Morais. Foto - Divulgação.

Discutir a regularização de débitos rurais junto às instituições financeiras foi o foco do Seminário intitulado: “Agro em questão”, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nesta terça-feira (31), em Brasília.

O parlamentar estadual, deputado Hermano Morais (PMDB-RN), falou sobre a importância da realização do evento que discutiu os gargalos da Lei 13.340,  medida facilitadora da negociação dos débitos rurais. Hermano ressaltou que “a norma precisa ser esclarecida com relação à sua implementação, como também a lentidão no atendimento aos produtores, já que apenas um pequeno percentual foi atendido”.

Para o presidente da CNA, João Martins, é necessário a discussão acerca de agropecuária no país, dando a devida importância para as regiões mais necessitadas de investimentos. “Só se combate a desigualdade com a igualdade entre os desiguais e a lei 13. 340 vem para trazer igualdade aos produtores rurais, que muitas vezes se endividam com o crédito rural e ficam privados de investir mais”, explicou.

O encontro contou com paineis relevantes para a agropecuária brasileira, nos quais os participantes puderam acompanhar debates a respeito da Lei 13.340/2016, as principais dificuldades em adesão à medida, a prorrogação, as operações rurais inscritas na Dívida Ativa da União (DAU), questionamentos e demandas de ativos da União, entre outros.

Com cerca de 100 participantes, entre técnicos agropecuários, produtores e representantes dos bancos financiadores, estiveram presentes parlamentares, predominantemente das regiões Norte e Nordeste, que reivindicaram a importância da prorrogação da lei 13.340 de 2016, que ainda deve ser aperfeiçoada.

Leia mais notícias em blogseridonoar.com.br  siga nossas páginas no Facebook no Twitter no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube Você também pode enviar informações à Redação do Blog Seridó no Ar pelo WhatsApp (84) 9 9900-4075.

E-mail : [email protected]