Missas serão em igrejas com portas fechadas e transmitidas pela Internet. — Foto: Igor Jácome/G1

Com portas fechadas, sem a presença dos fiéis e alguns de seus principais ritos, a Igreja Católica começa a celebração da Semana Santa neste domingo (5) no Rio Grande do Norte. Por causa da pandemia do novo coronavírus – Covid-19 – os fiéis poderão acompanhar as missas apenas pela internet, rádio e outros meios de comunicação.

O Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, publicou uma série de adaptações recomendadas ao párocos. Entre elas, a suspensão ou adiamento de alguns ritos, como o Lava Pés e os Santos Óleos. As procissões também estão suspensas. Confira os horários das celebrações transmitidas pela internet aqui.

Dom Jaime abriu, oficialmente, a Semana Santa na Arquidiocese de Natal, na manhã deste domingo (5), direto da Catedral Metropolitana. A celebração, ao vivo, foi transmitida por 28 emissoras de rádio, espalhadas pela capital e do interior.

“Como a data da Páscoa não pode ser transferida e considerando os decretos publicados anteriormente, restringindo os encontros e movimentos de pessoas, os ritos da Semana Santa serão celebrados apenas na igreja Catedral e na igreja matriz de cada Paróquia e/ou Área Pastoral, sem a participação do povo, a portas fechadas, com a presença de uma restrita equipe celebrativa de apoio”, recomendou.

Ainda conforme o arcebispo, as celebrações devem ser transmitidas ao vivo, não por meio de gravação, pelos meios eletrônicos de comunicação. Os fiéis também devem ser informados sobre o horário de início, “para que possam se unir em oração em suas casas”.