Saiba os alimentos que ajudam no alívio da dor!. Foto - Getty

A dor de garganta geralmente é provocada por vírus ou bactéria, que quando não tratado corretamente, pode infectar outros órgãos como a faringe e a laringe, piorando ainda mais os quadros e sintomas.

O tratamento vai de acordo com a causa, mas independente da origem os sintomas podem ser tratados de forma complementar e caseira no alívio imediato dos sintomas. Conheça algumas dicas e cuidados, alimentos e tratamentos naturais que ajudam na redução da dor de garganta.

Como tratar? – O tratamento varia de acordo com a causa da dor, por isso a importância de buscar um profissional e investigar a origem da inflamação. Porém, independente disso, alguns cuidados, alimentos e remédios caseiros podem ajudar no alívio imediato da dor, confira:

Anti-inflamatório – Os medicamentos são uma combinação de analgésico e anti-inflamatório, por isso reduzem os sintomas associado à dor de garganta, aliviando ainda outros sintomas, como febre e dores no corpo.

Compressa quente – A compressa quente ajuda em situações de infecciosas diminuindo o processo inflamatório e ainda relaxa o músculo o que ameniza as dores de garganta.

Tomar bastante água – Beber muita água é fundamental para manter a garganta hidratada, além de ajudar a aliviar a dor de garganta, especialmente em regiões de clima seco.

Umidificar o ambiente – A baixa umidade do ar facilitar a proliferação de bactérias, por isso um umidificador de ar pode ser útil. Uma forma natural é deixar baldes com água espalhados pela casa para umidecer o ambiente.

Gargarejo – O gargarejo com água morna reduz o inchaço na garganta e ajuda a soltar o catarro, eliminando as bactérias que causam a irritação.

Água e sal – A água morna ajudar a reduzir os sintomas de dor da garganta inflamada, quando misturada com sal traz uma alteração no pH, que também acalma a irritação na região.

Inalação natural – A inalação natural descongestiona o nariz e evita a respiração pela boca, fator que contribui para o ressecamento da garganta, causando dores. Use eucalipto, camomila e ou casca de laranja.