Fiéis vão assistir à canonização dos mártires do RN em Roma (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Mais de 400 potiguares embarcam para Roma nesta semana para participar da celebração da canonização dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu. A cerimônia de canonização acontece no domingo (15), às 10 horas (5 horas da manhã, horário do Brasil), na Praça de São Pedro, no Vaticano.

A celebração será presidida pelo Papa Francisco. O Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; o arcebispo emérito, Dom Heitor de Araújo Sales, outros bispos do Brasil e vários sacerdotes da Arquidiocese de Natal também participarão da celebração.

“Desde a beatificação estamos envolvidos nesse processo. A notícia da canonização é uma alegria”, comemora Dom Jaime.

Dom Jaime Vieira Rocha, arcebisto de Natal, participará da celebração (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)
Dom Jaime Vieira Rocha, arcebisto de Natal, participará da celebração (Foto: Reprodução/Inter TV Cabugi)

Em Natal, algumas pessoas já começaram a embarcar e outras se preparam para ir até a Roma assistir à canonização. O assistente social Ivanildo Varela da Silva participa de um grupo de fiéis e padres que se organizaram para irem juntos ao evento. Ele conta que está ansioso para assistir à celebração. “É uma coisa que não sei nem explicar direito, essa emoção de estar nessa comitiva de canonização dos nossos mártires. São trinta santos que vamos ganhar. Estou ansioso demais, passei a noite sem dormir direito”, disse.

O padre Flávio Herculano, pároco da Catedral de Natal, diz que começou a organizar o grupo de viagem quando soube da notícia de que os mátires de Cunhaú e Uruaçu seriam canonizados. “Formamos a caravana e estamos com quarenta e cindo pessoas”, afirma.

Celebrações

Além da canonização, no domingo, acontecerão outras duas celebrações na capital italiana. Antes, no sábado (14), às 17 horas, serão rezadas as vésperas solenes na capela do Pontifício Colégio Pio Brasileiro. Na segunda-feira (16), às 11h, no altar da Cátedra de São Pedro, na Basílica Vaticana, será celebrada missa em ação de graças, presidida pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e mais 27 leigos foram beatificados pelo Papa João Paulo II, no dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro. Agora, serão os primeiros santos mártires do Brasil.

Leia mais notícias em blogseridonoar.com.br  siga nossas páginas no Facebook no Twitter no Instagram e veja nossos vídeos no Youtube Você também pode enviar informações à Redação do Blog Seridó no Ar pelo WhatsApp (84) 9 9900-4075.

E-mail : blogseridonoarjs@gmail.com